Paula Rego expõe em Paris

"A Família", de Paula Rego, imagem retirada da Internet

A Fundação Calouste Gulbenkian em Paris inaugura no dia 26 de janeiro a primeira exposição “representativa” da obra da pintora Paula Rego, em França, com trabalhos desenvolvidos entre 1988 e 2009, de “A família” à “Mulher cão”.

A primeira mostra representativa da pintora portuguesa organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian em França, reúne obras realizadas entre 1988 e 2010 e que contribuíram para o seu reconhecimento internacional.

A exposição reúne obras realizadas entre 1988 e 2010, um período “de total maturidade de Paula Rego”, mas não tem qualquer caráter retrospetivo, concentrando-se na escolha das séries temáticas “que mais contribuíram para o reconhecimento internacional da sua força e originalidade”, refere a Fundação, que organiza a exposição em parceria com o a Fundação Paula Rego/Casa das Historias de Paula Rego e a Câmara de Cascais.
O percurso começa com a obra «A família» (1988), que mostra uma mulher, mãe e duas filhas, na tentativa de reanimarem “a todo o custo” o marido, pai, explicou à agência Lusa, a comissária da exposição e diretora da Fundação Paula Rego, Helena de Freitas. A responsável afirma que esse trabalho, feito depois de 1986, ano que os críticos apontam como o da “fratura mais evidente” no trabalho da autora, depois da morte do seu marido, Victor Willing, “inicia a alteração da sensação de representação plástica de Paula Rego”.
Paula Rego é apresentada como uma artista plástica “que domina as ferramentas técnicas e recursos estéticos dos grandes mestres”, para desenvolver uma linguagem visual “que desafia o espetador e o transforma”. “É uma exposição que, de alguma forma, entra no campo das emoções. Todo o potencial emocional está muito presente”, afirmou Helena de Freitas à Lusa.
Em complemento à exposição, a Gulbenkian Paris realiza duas conferências. A 23 de fevereiro, às 18 horas, o escritor, poeta e crítico literário Anthony Rudolph conversa com o pintor e diretor da Escola de Belas Artes de Nimes, Dominique Gutherz. A 15 de Março, também às 18 horas a Fundação acolhe o crítico de arte Philippe Dagen, para uma conferência sobre a obra de Paula Rego.

Os trabalhos vão ficar expostos na nova sede da Fundação, em Paris, até ao dia 1 de abril.

Exposição Paula Rego
26 de janeiro a 1 de abril
Centre Cultural Calouste Gulbenkian
39, bd de La Tour Maubourg
De segunda a sábado, das 11h às 18h

Fonte: Lusa

One thought on “Paula Rego expõe em Paris

Leave a comment